Notícias > NETWORK

phpIPAM – Registe todos os endereços da sua rede informática

Ser administrador de uma rede informática não é só configurar equipamentos! Além disso, é fundamental documentar tudo o que está em funcionamento e ter plataformas que nos ajudem a gerir a informação de todos os componentes da rede. Ao nível do endereçamento IP uma das plataformas gratuitas mais interessantes é o phpIPAM.


Leia mais AQUI


07-05-2019 14:35



Redes: Conheça o protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol)

Um dos protocolos mais fantásticos no mundo das redes de comunicação é o SNMP (Simple Network Management Protocol). Tal como o nome sugere, este é um protocolo usado para gestão de equipamentos a partir do qual podem saber várias informações sobre um equipamento ou até definir remotamente algumas definições. Vamos conhecer melhor este protocolo.


Leia mais AQUI


27-02-2019 13:14



Redes: Conheça o protocolo SIP! Chamadas telefónicas na rede IP

Sempre que realizamos uma chamada telefónica, através da rede IP, é muito provável que os nossos terminais estejam a usar o protocolo IP. Depois de deixarmos uma breve revisão sobre a Arquitetura TCP/IP e o Modelo de Referência OSI, vamos fazer uma pequena apresentação do protocolo SIP.


Leia mais AQUI


27-02-2019 13:14



Redes: É hora de recordar o modelo de referência OSI

O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) da ISO (International Organization for Standardization) é um modelo conceptual. Apesar de na prática não ser usado, este é um modelo importante, pois define um conjunto de camadas e funções para a comunicação, em rede, de sistemas abertos. Em 2010 escrevemos aqui um pequeno resumo, pouco técnico do modelo de referência OSI. Hoje aproveitamos para recordar este relevante modelo com um atualização de conteúdos.


Leia mais AQUI


07-02-2019 12:10



Precisa de um emulador de redes informáticas?

Veja estas 4 sugestões
A área das redes informáticas é sem dúvida uma das mais fascinantes no mundo da informática. Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para adquirir uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE) necessita de saber configurar logicamente essa rede bem como os respetivos ativos de rede. Já que nem todos têm disponibilidade financeira para ter routers, switchs, access points para criar cenários de redes, nada melhor que usar um emulador para o efeito. Hoje apresentamos 4 sugestões.


Leia mais AQUI


25-01-2019 14:25



WinRadius: Uma app simples para autenticação de utilizadores

Um servidor de autenticação permite autenticar utilizadores, máquinas, serviços, etc. Numa rede de dados é muito comum existirem servidores de autenticação de forma a que, por exemplo, só os utilizadores autorizados possam aceder aos mais diversos serviços da rede. No segmento dos servidores de autenticação, o WinRadius é um dos mais populares.


Leia mais AQUI


06-09-2018 14:33



Router Fiber Gateway MEO: Há interferências na sua rede Wi-Fi?

Das várias ofertas das operadoras, o Router da MEO (Router Fiber Gateway) é dos mais completos e poderosos tendo em conta a nossa análise. As funcionalidades são muitas e muito simples de usar. De referir que Fiber Gateway tem tecnologia e Know how português. Hoje vamos ensinar como pode verificar se a sua rede Wi-Fi está exposta a algum tipo de interferência/ruído.


Leia mais AQUI


08-08-2018 14:32



Redes: Sabe o que faz e como funciona o Spanning Tree Protocol?

No mundo das redes informáticas são muitos os protocolos que existem para garantir que as comunicações funcionam da melhor forma possível. Nesta área há protocolos bastante populares como é o caso do HTTP, HTTP, SSH, TCP, UDP… mas há outros que não são muito falados mais têm uma importância enorme! Hoje vamos fazer uma introdução ao protocolo STP – Spanning Tree Protocol.


Leia mais AQUI


26-07-2018 12:55



GNS3: Vamos aprender a instalar este simulador e a ligar 2 PCs

O GNS3 é um simulador de redes bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, telefones, firewalls, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações.


Leia mais AQUI


26-07-2018 12:55



Redes: Saiba o que é uma VLAN e aprenda a configurar

O termo VLAN (Virtual LANs – redes locais virtuais) não é propriamente novo para os leitores do Pplware. Em finais de 2010, escrevemos aqui um artigo sobre VLANs e também quais os benefícios numa rede de dados. Hoje vamos apresentar mais alguns conceitos e ensinar a configurar num switch Cisco.


Leia mais AQUI


26-07-2018 12:55



Redes: Cabo Cruzado, cabo direto e cabo Invertido! Quais as diferenças?

Apesar da tecnologia Wi-Fi estar cada vez mais fiável e disponível na maioria dos equipamentos, as ligações por cabo continuam a ser fundamentais até porque na maioria dos cenários as redes Wi-Fi são apenas uma extensão das redes por cabo. Relativamente ao tipo de cabo, dependendo do tipo de ligação, podemos usar um cabo cruzado, cabo direto ou um cabo Invertido. Saiba qual a diferença entre eles.


Leia mais AQUI


29-06-2018 13:39



As redes Wi-Fi vão ser mais seguras! Chegou o protocolo WPA3

Em 2017 descobriu-se que o “poderoso” protocolo WPA2, que já era usado há mais de 14 anos, tinha uma falha de segurança grave e nesse sentido foi preciso desenvolver um substituto. Esta falha permite a um atacante “escutar e snifar” as comunicações numa rede Wi-Fi e assim obter dados confidenciais. Agora, passado mais de um ano, foi anunciado oficialmente o protocolo de segurança WPA3.


Leia mais AQUI


29-06-2018 13:39



Wi-Fi EasyMesh: Criação de redes Wi-Fi Mesh em sua casa

A tecnologia Wi-Fi continua a evoluir significativamente e, hoje em dia, os standards disponíveis já permitem uma fantástica largura de banda e fiabilidade da tecnologia. Hoje a Wi-Fi Alliance deu a conhecer o Wi-Fi EasyMesh que permitirá criar redes Wi-Fi Mesh dentro de casa e com routers de várias marcas.


Leia mais AQUI


21-05-2018 12:40



Router Fiber Gateway MEO: Como ligar um segundo router?

Já tem o novo router Fiber Gateway MEO mas pretende usar um segundo router para gerir o acesso à Internet? Até há relativamente pouco tempo não era possível tal cenário, mas a MEO disponibilizou uma atualização para o seu router, que já permite ativar o modo Bridge.


Leia mais AQUI


10-04-2018 11:35



Problemas com o Wi-Fi? Vodafone lança soluções Super Wi-Fi

Porque as casas não são todas iguais e cada Cliente tem necessidades específicas de Internet, a Vodafone passa a disponibilizar a partir de hoje aos seus Clientes opções que permitem que o Wi-Fi chegue com maior velocidade e alcance a todas as divisões. A empresa da telecomunicações apresenta hoje mais uma inovadora solução integrada na sua oferta TV Net Voz. Vamos conhecer o Super Wi-Fi.


Leia mais AQUI


10-04-2018 11:35



Dica: Como saber o endereço MAC da sua placa de rede?

Quando falamos em endereço físico estamo-nos a referir ao endereço MAC (Media Access Control) que é composto por 48 bits (12 caracteres hexadecimais). Numa LAN, uma vez que o meio físico é partilhado por todas as máquinas e estas trocam tramas (PDU da camada 2 do modelo OSI) entre si, o endereço MAC é que identifica a máquina de destino. Hoje ensinamos como podem saber o endereço MAC da vossa placa de rede em vários sistemas operativos.


Leia mais AQUI


04-04-2018 22:43



1.1.1.1 – Chegou o mais rápido e seguro serviço de DNS?

Por norma o serviço de DNS que usamos é o que é fornecido pelo ISP, que nos dá acesso à Internet. Na prática, quanto mais rápido o servidor de DNS resolver um nome num endereço IP mais rápida é certamente a navegação. Hoje, a Cloudflare em parceria com a APNIC, lançaram um serviço de DNS gratuito que referem ser o mais seguro e o mais rápido da atualidade.


Leia mais AQUI


04-04-2018 11:17



Porque é que o nosso router tem o endereço 192.168.0.1?

Certamente que já se questionou o porquê do seu router ter o endereço 192.168.0.1, verdade? A resposta poderia ser simplesmente porque este é o primeiro endereço para máquinas da rede 192.168.0.0 com a máscara 255.255.255.0. Já que falámos em endereçamento, vamos então aprender mais algumas coisas.


Leia mais AQUI


04-04-2018 11:17



Servidores: VPS vs Cloud vs Dedicados

Quer esteja prestes a lançar um novo projecto ou a precisar de garantir o crescimento de um já em curso, escolher o melhor alojamento pode ser uma decisão difícil. Neste artigo vamos abordar três tipos de serviço, avaliando as suas vantagens e desvantagens, depois é só perceber qual melhor se adapta às suas necessidades e fazer a escolha.


Leia mais AQUI


16-03-2018 12:47



IPv4: Qual a diferença entre Unicast, Broadcast e Multicast?

Uma máquina que se encontre ligada a uma rede de comunicações (em IPv4) pode comunicar com outros dispositivos de três formas distintas: Unicast, Broadcast e Multicast. Estes três tipos de comunicação são usados em diferentes circunstâncias e hoje mostramos qual a diferença entre cada um deles.


Leia mais AQUI


07-03-2018 11:17



Redes: Afinal o que é o endereço MAC (Mac address)?

Na área das redes informáticas existem muitas tecnologias, termos e conceitos. Ao longo de vários artigos o Pplware tem vindo a disponibilizar alguma informação nesta área de modo a que os nossos seguidores possam dominar alguns conceitos. Hoje o nosso desafio é explicar o que é um endereço MAC (Mac address).


Leia mais AQUI


15-02-2018 02:36



Novo router da MEO: Conheça a interface de gestão (vídeo)

Como é do conhecimento público, a MEO tem um novo e poderoso router que foi concebido pela Altice Labs em Aveiro e garante comunicações 10x mais rápidas no Wi-Fi. Este novo equipamento, designado de Fiber Gateway, é um dos primeiros a suportar a norma 802.11ac Wave 2 podendo oferecer uma largura de banda na ordem dos 1,73 Gbps. A interface de gestão também foi renovada e hoje vamos conhecê-la.


Leia mais AQUI


15-09-2017 10:18



Novo router MEO: Como mudar o nome da rede sem fios?

No final de 2016 a MEO passou a disponibilizar aos seus clientes um novo router o TG789vac v2. Este novo equipamento da Technicolor traz já Wi-Fi de última geração, garantindo um aumento significativo ao nível da velocidade comparativamente ao seu antecessor. Tal como mostrámos para outros modelos, hoje vamos ensinar como podem mudar o nome da vossa rede sem fios.


Leia mais AQUI


11-07-2017 09:45



Qual a diferença entre um Proxy e uma VPN?

Com a falhas de segurança que existem nos mais diversos serviços digitais, os termos (soluções) Proxy e VPN têm ganho uma maior importância. Na prática, tanto na utilização de um Proxy ou estabelecimento de uma VPN, o utilizador tem de se ligar a uma máquina remota. Então qual a diferença entre as soluções? O Pplware dá uma ajuda!


Leia mais AQUI


11-07-2017 09:45



Qual o melhor canal wireless nos 5GHz para o meu router?

Já reparou que o seu novo router permite que tenha uma rede wireless a operar na banda dos 2,4GHz e outra nos 5GHz? A vantagem é que na gama dos 5GHz temos uma largura de banda superior, o que significa que poderá conseguir realizar downloads e uploads mais rápidos. Mas quais as diferenças de uma rede que funciona nos 2,4GHz e nos 5GHz? Qual o melhor canal de comunicação na gama dos 5 GHz? O Pplware explica!


Leia mais AQUI


09-07-2017 21:56



Redes Wireless? O macOS tem tudo o que precisa

Uma das diferenças que tenho notado nesta mudança do Windows para macOS é o facto do sistema da Apple ter várias ferramentas nativas que simplificam a vida de qualquer utilizador. Além disso, desta forma também não é preciso sobrecarregar o sistema com aplicações de terceiros. Hoje vamos mostrar um conjunto de ferramentas fantásticas que o macOS disponibiliza e que permitem ver várias informações e analisar as redes wireless.


Leia mais AQUI


09-07-2017 21:56



Conheça melhor o protocolo de rede IEEE 802.15.4

Direccionado especialmente para a comunicação de sistemas com baixo poder computacional e com limitações energéticas, a norma 802.15.4 foi desenvolvida pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers e tem servidor de base para outros protocolos de comunicações bastante populares como é o caso do Zigbee. Conheça mais algumas características deste protocolo de rede.


Leia mais AQUI


22-05-2017 14:53



TP-Link: Conheça o router Wifi doméstico mais poderoso

A TP-Link é uma das principais marcas no segmento das redes domésticas e não só. A empresa vai mais uma vez marcar presença no Mobile World Congress, que acontece em Barcelona, e lançar novos equipamentos para o mercado doméstico. Conheça em primeira mão os novos e inovadores equipamentos da empresa, entre eles o mais poderoso router Wi-Fi alguma vez visto.


Leia mais AQUI


24-02-2017 14:39



Aprenda a criar o seu próprio servidor de IRC

Quem não se lembra do velhinho “mirc” que era usado como cliente para acesso ao IRC. Já lá vão uns anos, é verdade, mas actualmente ainda existem milhares de canais disponíveis apesar de hoje em dia os utilizadores preferirem outros canais de comunicação como é o caso das redes sociais. Hoje vamos ensinar como pode criar o seu próprio servidor de IRC.


Leia mais AQUI


05-01-2017 09:12



Redes – Como funciona um Switch?

Um switch (ou comutador) é um equipamento activo que funciona normalmente na camada 2 do modelo OSI (Data Link) e tem como principal funcionalidade a interligação de equipamentos (estações de trabalho, servidores, etc) de uma rede uma vez que possui várias portas RJ45 (ou ISO 8877) fêmea. Numa primeira fase (antes do switch saber quem tem ligado a ele), quando um switch recebe informação numa determinada porta, transmite esse mesma informação por todas as outras portas, excepto por aquela que recebeu essa informação (flood). No entanto, ao contrário dos Hubs, os switchs registam o endereço MAC dos dispositivos que estão ligados a cada porta do equipamento. Sempre que um equipamento envia uma frame (quadro), o switch analisa o endereço MAC de destino e comuta a frame para a porta onde se encontra a máquina de destino. Desta forma, numa rede Ethernet, o switch não necessita de propagar a informação por todas as portas, sendo esta directamente enviada (com base na informação da tabela MAC do switch) para a máquina de destino. O processamento das frames nos switchs é realizado com base no hardware através de chips especiais denominados de ASIC.


Leia mais AQUI


22-12-2016 10:58



Nmap 7.30 – Saiba se o seu Windows tem portos abertos

Na área da segurança informática, existem muitas ferramentas interessantes para avaliar se um sistema está vulnerável ou não. O resultado produzido por este tipo de ferramentas, pode ser usado por pessoas mal intencionadas para os mais diversos fins ou, então, por administradores de sistemas para melhorarem a segurança dos seus sistemas. Para reconhecimento de serviços numa máquina, o NMAP é provavelmente a melhor ferramenta. Vamos conhecer as novidades da versão 7.30


Leia mais AQUI


06-10-2016 10:49



Dúvidas com tecnologia Powerline?

Quando o tema é tecnologia Powerline (a Ethernet pela rede eléctrica) são muitas as dúvidas dos leitores. Ao longo de alguns anos fomos recolhendo algumas das questões pertinentes dos utilizadores que agora publicamos com as respectivas respostas. Sabe se os adaptadores powerline funcionam em redes trifásicas? Qual é o alcance máximo dos dispositivos powerline? Conheça as respostas a estas e outras questões.


Leia mais AQUI


06-10-2016 10:48



802.3bz: A sua rede de cabo lá em casa suporta 2.5Gbps

As tecnologias associadas aos cabos de cobre não têm sofrido muitas alterações nos últimos anos. Basicamente, com um cabo de categoria 6 podemos conseguir velocidades estáveis na ordem do Gigabit mas a maioria das instalações de rede tem ainda uma infraestrutura assente em cabos de categoria 5e (que também pode suportar Gigabit). Mas sabia que o “velhinho” cabo de categoria 5e suporta velocidades de comunicação a 2.5 Gbps?


Leia mais AQUI


30-09-2016 11:27



DNS: Aprenda a configurar um servidor Bind9

Nos primeiros artigos sobre serviços de rede, decidimos abordar um serviço bastante importante, o DHCP, que podem consultar aqui e aqui. No artigo de hoje, vou falar-vos de outro serviço fundamental para o funcionamento das redes em geral – o serviço de DNS.


Leia mais AQUI


22-03-2016 11:42



Redes: Afinal para que serve o comando ping?

Uma das ferramentas que normalmente usamos para saber se uma máquina está “viva” na rede é o comando ping. Para quem não conhece, o ping é dos comandos mais usados no mundo da redes, uma vez que permite testar a conectividade, ao nível do IP, entre equipamentos. Hoje explicamos melhor o resultado de um comando ping.


Leia mais AQUI


08-02-2016 10:32



Quais as portas abertas no meu computador?

Qual a porta/porto usado para HTTP? e LDAP? e POP3? e SMTP? TELNET? e FTP? DHCP e MSN…?
Analisando a sequência de artigos que têm sido realizados sobre redes chego a uma primeira conclusão..”Vocês gostam da área das redes !!!”. Nesse sentido vamos apostar mais nessa área por aqui, contribuindo com artigos que facilitem a compreensão de como funcionam certas tecnologias (ex: Modelo OSI, IOS, VoIP, Routing, etc). Depois de lerem o título alguns de vocês devem estar a pensar “…lá vem mais do mesmo…a guerra de palavras vais começar..mas afinal é porto ou é porta? Como já tive possibilidade de referir em artigos anteriores, eu uso os 2 termos.


Leia mais AQUI


29-01-2016 10:43



Netstat – Sabe com quem a sua máquina está a falar?

Uma das ferramentas mais usadas para saber as ligações estabelecidas entre a nossa máquina e outras é o Netstat. Com esta ferramenta podemos saber ainda, detalhadamente, quais os portos de comunicação TCP e UDP abertos na nossa máquina, ver tabela de encaminhamento, estatísticas das interfaces, etc. Hoje deixamos algumas dicas de utilização desta ferramenta no GNU/Linux.


Leia mais AQUI


19-01-2016 17:36



IPv6: Que tipo de endereço IP “estranho” que começa por fe80?

Com Portugal a ocupar o quarto lugar, segundo a Google, à escala mundial no que se refere à adopção do IPv6, é importante que os portugueses conheçam algumas particularidades e características deste “novo” protocolo. Se já tem IPv6 na sua máquina, será que já se apercebeu que tem um endereço IPv6 que começa por fe80?


Leia mais AQUI


19-01-2016 17:35



Router Meo – Como definir o horário de acesso à Internet?

Apesar de lhes ficarem a faltar muitas funcionalidades que existem em outros equipamentos do género, os routers fornecidos pelos operadores nacionais disponibilizam essencialmente as funcionalidades básicas e algumas mais avançadas que podemos explorar. Sabia por exemplo que o router Technicolor TG784n v3 permite que defina o acesso à Internet para um determinado dispositivo de acordo com um horário definido?


Leia mais AQUI


08-01-2016 15:14



4 dicas para ver o que passa na sua rede

Ao longo dos anos, fomos apresentando no Pplware as várias versões e respectivas novidades do sniffer mais popular para redes informáticas, o Wireshark. Esta ferramenta permite a captação, em tempo real, de pacotes de dados e apresenta essa informação num formato legível para os utilizadores. Hoje reunimos aqui 5 dicas para que possam usar melhor o Wireshark e saber o que passa na vossa rede.


Leia mais AQUI


08-01-2016 15:13



Wireshark 2.0 – Apanhe tudo o que anda na sua rede

Quantas vezes já teve a necessidade de perceber o que se passa de errado com a sua rede de dados? Lentidão, comunicações estranhas, falhas de comunicação, todos estes “sintomas/comunicações” podem ser facilmente estudados tendo uma ferramenta para esse efeito. No campo do “sniffing” de dados, a ferramenta mais popular é sem duvida o Wireshark. Vamos conhecer o que traz de novidades a nova versão.


Leia mais AQUI


15-12-2015 11:01



iluminações de Natal interferem com a sua rede wireless

As redes wireless estão hoje presentes na maioria das casas. Aspectos como a mobilidade, segurança e boas velocidades de transferência de dados são alguns dos factores que fazem com que este tipo de tecnologia seja uma das mais usadas. Mas se recentemente a sua ligação à Internet lá em casa ficou mais lenta saiba que a culpa pode ser do pinheirinho, mais concretamente da iluminação de Natal.


Leia mais AQUI


03-12-2015 14:33



OpenStack: Sistema Operativo para Cloud Computing

O conceito de Cloud Computing veio inovar a maneira como os recursos das TI são “consumidos”. Dentro dos softwares de desenvolvimento de ambientes Cloud open-source, o OpenStack tem vindo a destacar-se dos restantes como por exemplo o CloudStack, Eucalyptus, entre outros, graças ao suporte e contribuição de grandes empresas como a Cisco, Rackspace, NASA.


Leia mais AQUI


28-10-2015 15:11



MU-MIMO – O seu router já suporta esta tecnologia?

As tecnologias associadas às comunicações wireless (sem fios) têm evoluído significativamente nos últimos anos. As constantes necessidades de largura, mobilidade e estabilidade são cada vez mais e, nesse sentido, é preciso ter as melhores tecnologias associadas… até porque a gama de frequência é “apertada” e cada vez está mais saturada, tendo em conta a quantidade de dispositivos que comunicam nas frequências dos 2,4 Ghz e 5 Ghz. Uma das últimas tecnologias adoptadas nos routers wireless é o MU-MIMO! Sabe o que é?


Leia mais AQUI


26-10-2015 12:39



Setting Up 20 Mhz or 40 Mhz Bandwidth

If you are confused about how to setup for 20 Mhz or 40 Mhz bandwidth for your router, you have come to the right guide here. We will go over some simple rules to help you decide the best bandwidth to use for your wireless network.


Leia mais AQUI


28-07-2015 10:48



Choosing 2.4 ghz vs 5 ghz Wifi

In short, you should choose 5 ghz for your 802.11 Band for simple reasons. It operates at much faster speed with the latest technology. Once we go into details of 2.4 ghz vs 5 ghz, it is less clear on the best option. You can use this easy to understand guide to help you decide on 2.4 ghz or 5 ghz for gaming, streaming, or simple general tasks that you do with your computer.


Leia mais AQUI


28-07-2015 10:48



Zenmap – O seu PC tem portos abertos que não devia ter?

Na área da segurança informática existem muitas ferramentas interessantes para avaliar se um sistema está vulnerável ou não. Imagine, por exemplo, que sem se aperceber, executou um exploit e este abriu um porto de comunicação no seu sistema? Uma das melhores ferramentas para avaliar se a sua máquina tem portos de comunicação abertos é o Nmap (ou Zenmap que tem interface gráfica).


Leia mais AQUI


16-03-2015 14:49



Como criar regras de Firewall no Wireshark?

O Wireshark é uma ferramenta de analise protocolar, que permite a captação, em tempo real, de pacotes de dados, e apresenta essa informação num formato legível para os utilizadores. O processo de captura de tráfego é realizado via placa de rede, funcionando esta num modo especial que é designado de modo promíscuo (possibilidade de capturar todos os pacotes, independentemente do endereço de destino). Hoje vamos ensinar como usar o Wireshark para criar regras de Firewall.


Leia mais AQUI


16-03-2015 14:49



Precisa de um “telefone” VoIP no seu computador?

O VoIP (Voice over Internet Protocol ou vulgarmente designado como Voz sobre IP) é uma das tecnologias de comunicação mais usadas que permite aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através de uma rede de dados como por exemplo a Internet (convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais). Actualmente existem vários softphones (software que oferece funcionalidades de um telefone VoIP) que nos permitem ter um autêntico “telefone” VoIP dentro do nosso sistema. Aqui ficam 4 sugestões!


Leia mais AQUI


09-03-2015 10:39



Melhore a sua rede sem fios doméstica

Um dos principais problemas que poderá encontrar na sua rede Wi-fi doméstica devem-se à fraca ou irregular cobertura da mesma, podendo esta ser influenciada por inúmeros factores, desde a espessura das paredes, o tipo de chão utilizado, a existência e disposição dos móveis, da cablagem eléctrica que atravessa a sua parede, bem como da quantidade e do tipo de dispositivos electrónicos que tem a funcionar junto dos seus dispositivos de rede, como o Micro-Ondas. Para ter uma ideia das diferenças da força de sinal ao longo da sua casa, recomendamos que utilize o Speedtest no seu Smartphone ou Tablet (ou utilize a versão Web num computador portátil) e corra o teste de velocidade da internet.


Leia mais AQUI


09-03-2015 10:24



Redes – Sabe para que serve o protocolo ARP?

Como é que os PC’s se descobrem uns aos outros?
No mundo das redes informáticas existem muitos protocolos e tecnologias. Ao longo de alguns artigos que temos vindo a publicar no pplware (ver aqui), temos tentado explicar alguns desses termos/conceitos e funcionamento de várias tecnologias, por forma a que os nossos leitores estejam mais contextualizados com o mundo das redes de dados. Hoje vamos explicar o que é e para que serve o protocolo ARP.


Leia mais AQUI


25-02-2015 09:55



tcpdump – Apanhe tudo o que passa na rede

Para que se perceba tudo o que acontece e circula nas redes de dados é importante que se usem as ferramentas adequadas. Uma das ferramentas mais populares nesse campo é sem dúvida o Wireshark. No Pplware já publicamos vários artigos a ensinar como usar, e até já mostramos como podem “apanhar” passwords caso a comunicação não seja segura. Além do Wireshark, o tcpdump é igualmente uma poderosa solução para quem necessitar de analisar o tráfego que passa na rede.


Leia mais AQUI


25-02-2015 09:54



iPerf – É fácil medir a largura de banda em TCP e UDP

No mundo das redes de dados são várias as ferramentas que existem para testar os mais diversos protocolos/camadas. Normalmente para testar a conectividade entre máquinas é comum usar-se o comando ping, que nos dá várias informações sobre o estado da ligação. Mas, quem precisar de testar a largura de banda entre máquinas a nossa sugestão vai para a ferramenta iPerf.


Leia mais AQUI


25-02-2015 09:54



4 ferramentas para o ajudar a gerir e monitorizar a sua LAN

Ser administrador de uma rede de dados implica ter, acima de tudo, muita responsabilidade mas também produzir toda a documentação necessária para que a gestão de todos os sistemas seja mais simples e eficaz . A par da documentação é igualmente importante que possua um conjunto de ferramentas que o ajudem a ter a rede sempre “debaixo de olho” (através das funcionalidades de alarmística e monitorização). Hoje sugerimos 4 ferramentas que o ajudarão certamente a gerir e a monitorizar melhor a sua rede.


Leia mais AQUI


11-01-2015 13:19



Como resolver 5 problemas com redes wi-fi

Aqui fica a resolução de 5 problemas comuns que podem afectar a sua rede wi-fi.


Leia mais AQUI


31-12-2014 10:58



5 erros básicos que deixam a rede local lenta

Muitas vezes os administradores de rede das empresas se deparam com um problema cada vez mais comum – lentidão na Rede Local (LAN). Vários fatores contribuem para isso, vamos citar 5 deles.


Leia mais AQUI


31-12-2014 10:57



Sabe qual a largura de banda efetiva na sua empresa?

Nos dias de hoje, quando pretendemos subscrever um serviço de Internet são muitas as ofertas existentes no mercado dos mais diversos ISP (Internet service provider). Normalmente, a nossa decisão recaí sobre o pacote que oferece as melhores velocidades de Download e se possível o mais barato. Mas afinal, quais as velocidades efectivas da ligação Internet da minha empresa? Será que a velocidade associada à ligação da Internet é realmente a mesma que foi contratada? A ferramenta NET.mede dá-lhe uma ajuda.


Leia mais AQUI


09-12-2014 11:42



Elastix 3.0 – Central telefónica digital pronta a funcionar

O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”! Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a poupar uns trocos e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP também designada de Voz sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta. Em 2012 iniciamos aqui um conjunto de tutoriais com o objectivo de ensinar a instalar e configurar o fantástico Elastix – uma distribuição baseada no CentOS que oferece as melhoras ferramentas gráficas implementar uma central telefónica digital (PBX). Tendo sido disponibilizado recentemente o Elastix 3.0, hoje vamos aprender como instalar o mesmo e conhecer a nova interface.


Leia mais AQUI


18-11-2014 11:08



Alterando a velocidade de sua Placa de Rede

Estes dias, trabalhando na rede de um cliente, precisei alterar a velocidade de negociação de uma placa de rede pra melhorar a conectividade de um link via rádio. E dai surgiu a pergunta: será que consigo fazer isso no Linux? Mas é claro! Vamos lá… No Linux as ferramentas mii-tool e ethtool permitem que um administrador de sistemas possa modificar / alterar e visualizar a velocidade de negociação de uma interface de interface de rede. Mas o que são mesmo as velocidades de uma placa de rede?


Leia mais AQUI


05-06-2014 09:35



Half Duplex e Full Duplex

Half Duplex e Full Duplex - Configurações bidirecionais
Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet: half duplex e full duplex. Abaixo segue as descrições das duas configurações bidirecionais disponíveis em equipamentos de rede modernos.


Leia mais AQUI


05-06-2014 09:35



Aprenda a configurar um servidor de DNS

Nos primeiros posts escritos para o PPLWARE decidi abordar um serviço de rede bastante importante, o DHCP. No post de hoje, vou falar-vos de outro serviço fundamental para o funcionamento das redes em geral – o serviço de DNS.


Leia mais AQUI


17-04-2014 14:51



GNS3 WorkBench – Aprender redes nunca foi tão fácil

O GNS3 é um simulador de redes (ou ambiente de simulação de redes) bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações. Essas configurações podem posteriormente ser importadas para um router de uma rede real. Hoje apresentamos o GNS3 WorkBench, o GNS3 com muitos laboratórios prontos a usar.


Leia mais AQUI


11-04-2014 10:29



GNS3 WorkBench – Aprender redes nunca foi tão fácil

O GNS3 é um simulador de redes (ou ambiente de simulação de redes) bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações. Essas configurações podem posteriormente ser importadas para um router de uma rede real. Hoje apresentamos o GNS3 WorkBench, o GNS3 com muitos laboratórios prontos a usar.


Leia mais AQUI


08-04-2014 10:14



Aprenda a configurar um sistema Failover para DHCP

O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que distribui automaticamente configurações de rede aos terminais, que se liguem na rede. Para além de um endereço de rede (IP), este servidor oferece também a máscara de rede, Default Gateway, servidor(es) de DNS, domínio a que as máquinas pertencem, etc. No post anterior explicamos como funciona o serviço de DHCP e exemplificamos como devem ser as configurações básicas num servidor de DHCP. E se o servidor DHCP falhar?


Leia mais AQUI


08-04-2014 10:13



NIC Bonding – Aprenda o que é e como configurar

NIC Bonding ou NIC Teaming consiste em combinar múltiplas interfaces rede numa única interface lógica de modo a conseguir um maior throughput ou garantir redundância. O conceito é análogo ao de Port Channel, uma configuração nos equipamentos Cisco que tem o mesmo objectivo. Agora que já se tem uma ideia do que é, porque não configurar?


Leia mais AQUI


08-04-2014 10:13



Chegou o OpenWrt 12.09 – O seu router com poderes especiais

Com suporte para o Raspberry Pi
Os routers wireless são, nos dias de hoje, equipamentos que estão presentes na maioria das habitações e edifícios. Como sabemos, um router wireless permite distribuir o sinal sem a necessidade de cabos, permitindo a mobilidade aos utilizadores numa área limitada. São várias as marcas, modelos, características, funcionalidades….e assim como outros sistemas operativos será possível mudar o “sistema operativo/firmware” do meu router e dotá-lo de novas funcionalidades? Carregadinho de novidades, vamos saber o que traz o novo OpenWrt 12.09 final (Attitude Adjustment).


Leia mais AQUI


25-03-2014 10:54



Redes: Vamos conhecer melhor o serviço DHCP

O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que distribui automaticamente configurações de rede aos terminais, que se liguem na rede. Para além de um endereço de rede (IP), este servidor oferece também a máscara de rede, Default Gateway, servidor(es) de DNS, domínio a que as máquinas pertencem, etc.


Leia mais AQUI


25-03-2014 10:54



Alerta: WPA2 foi quebrado: Redes wireless em risco

Protocolo de segurança wireless WPA2 é considerado o mais seguro actualmente.
Com as ofertas de pacotes triple-play (Tv + Internet + Telefone), as redes wireless passaram a fazer parte da “mobília” das nossas casas. Sendo esta uma tecnologia que funciona através de ondas rádio,é importante que se configure a melhor segurança para que os “intrusos” não entrem na nossa rede. Depois do protocolo de segurança WEP ter sido quebrado, há uns anos, agora um conjunto de investigadores mostrou que quebrar o WPA2 (protocolo mais seguro para redes domésticos) é simples.


Leia mais AQUI


25-03-2014 10:53



TOP 4 – Soluções gratuitas para sistemas de tickets

Quando se é administrador de um parque informático de escala média/grande é importante possuir as melhores ferramentas, para garantir o melhor funcionamento de toda a infra-estrutura. Além das plataformas para gestão e registo de todos os equipamentos/recursos que fazem parte dessa rede é igualmente importante possuir soluções que registem os pedidos e problemas reportados pelos utilizadores. Hoje sugerimos quatros soluções gratuitas para quem pretender implementar um sistemas de tickets na sua empresa/Instituição.


Leia mais AQUI


17-03-2014 14:55



Redes – Como funciona um Router?

Para quem gosta de artigos sobre redes informáticas, hoje apresentamos mais um artigo nesta área, que dá a conhecer o funcionamento básico de um router. De modo a entenderem melhor como tudo se processa, é importante (para quem ainda não o fez) que leiam o artigo sobre o modelo de referência OSI da ISO (ver aqui) e o artigo que mostra o funcionamento de um switch (ver aqui).


Leia mais AQUI


07-03-2014 12:33



Aprenda a usar o sniffer Wireshark (Parte IV)

Ao longo dos anos, fomos apresentando no Pplware as várias versões e respectivas novidades do sniffer mais popular para redes informáticas, o Wireshark. O Wireshark é uma ferramenta de analise protocolar, que permite a captação, em tempo real, de pacotes de dados, e apresenta essa informação num formato legível para os utilizadores. O processo de captura de tráfego é realizado via placa de rede,, funcionando esta num modo especial que é designado de modo promíscuo (possibilidade de capturar todos os pacotes, independentemente do endereço de destino). Depois de termos apresentado aqui algumas funcionalidades básicas do wireshark, Esquema de cores nas linhas e Follow TCP Stream aqui, e ensinar a detectar tráfego abusivo, hoje vamos ensinar como podem ver o processo de Three-way Handshake, responsável pelo estabelecimento de ligações TCP.


Leia mais AQUI


03-03-2014 11:01



Aprenda a usar o sniffer Wireshark (Parte III)

Como detectar tráfego “abusivo”
Ao longo dos anos, fomos apresentando no Pplware as várias versões e respectivas novidades do sniffer mais popular para redes informáticas, o Wireshark. O Wireshark é uma ferramenta de analise protocolar, que permite a captação, em tempo real, de pacotes de dados, e apresenta essa informação num formato legível para os utilizadores. O processo de captura de tráfego é realizado via placa de rede,, funcionando esta num modo especial que é designado de modo promíscuo (possibilidade de capturar todos os pacotes, independentemente do endereço de destino). Depois de termos apresentado aqui algumas funcionalidades básicas do wireshark, Esquema de cores nas linhas e Follow TCP Stream aqui, hoje vamos aprender a detectar tráfego abusivo.


Leia mais AQUI


03-03-2014 11:01



Nagios – Vamos começar a monitorizar máquinas ?

Como administrador de sistemas, é importante ter as melhores ferramentas que nos permitam monitorizar todos os elementos que fazem parte da nossa rede informática. Uma das plataformas gratuitas mais fantástica para monitorização é o Nagios, não só por ser opensource mas também pela forma como é possível estender a monitorização aos elementos mais estranhos. Depois de termos apresentado aqui o Nagios, de apresentarmos os passos de instalação (ver aqui) e de ensinarmos a configurarem um sistema de alertas hoje vamos mostrar como podem monitorizar facilmente máquinas Windows.


Leia mais AQUI


25-02-2014 10:29



Tutorial: Como enviar alertas do Nagios via Gmail?

Como administrador de sistemas, é importante ter as melhores ferramentas que nos permitam monitorizar todos os elementos que fazem parte da nossa rede informática. Uma das plataformas gratuitas mais fantástica para monitorização é o Nagios, não só por ser opensource mas também pela forma como é possível estender a monitorização aos elementos mais estranhos. Depois de termos apresentado aqui a plataforma, e de apresentar os passos de instalação (ver aqui) hoje ensinamos como podem configurar o sistema de alertas do Nagios para envio de e-mail através do Gmail.


Leia mais AQUI


20-02-2014 10:36



Darkstat – Estatísticas do tráfego da rede em gráfico

No mundo das redes são variadíssimas as ferramentas que podem ser usadas por administradores de rede para efeitos de monitorização. Existem ferramentas complexas, repletas de tecnologia e funcionalidades mas também ferramentas mais simples com objectivos bem definidos. A ferramenta que vos apresentamos hoje chama-se Darkstat e permite desenhar gráficos com base no tráfego que circula nas interfaces de rede.


Leia mais AQUI


17-02-2014 10:48



Aprenda a instalar a plataforma de monitorização Nagios

Como administrador de sistemas, é importante ter as melhores ferramentas que nos permitam monitorizar todos os elementos que fazem parte da nossa rede informática. Uma das plataformas gratuitas mais fantástica para monitorização é o Nagios, não só por ser opensource mas também pela forma como é possível estender a monitorização aos elementos mais estranhos. Depois de termos apresentado aqui a plataforma, hoje ensinamos como podem proceder a instalação da mesma.


Leia mais AQUI


17-02-2014 10:48



Criptografia simétrica e assimétrica. Sabe a diferença?

A pedido de um leitor, hoje trago-vos um artigo sobre criptografia simétrica e criptografia assimétricas e respectivas diferenças. No âmbito da criptografia (do grego esconder+escrever), a encriptação é o processo de transformação de uma informação original, numa informação ilegível, para terceiros. Este mecanismo tem como objectivo o envio de informação confidencial de forma segura, sendo apenas possível a sua descodificação por pessoas autorizadas (que possuam a chave de “desencriptação”).


Leia mais AQUI


12-02-2014 13:43



dynIP da SAPO – Uma alternativa ao serviço no-ip

Aprenda a configurar o serviço, para aceder aos seus equipamentos a partir de qualquer lugar da Internet
Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço publico? Mesmo existindo um endereço publico associado ao router, sabia que este muda de X em X tempo? Como solução para este problema podemos usar o serviço dynIP da SAPO, que é semelhante ao popular no-ip, que permite mapear o endereço público num nome.


Leia mais AQUI


22-01-2014 10:18



Redes – Sabe o que é uma VLAN?

Ao longo das últimas semanas, temos insistido em temas na área das redes informáticas. O vosso feedback tem sido fantástico, e temos aproveitado algumas dicas para artigos que deixam ao longo dos comentários. Depois do artigo sobre a classificação de redes (LAN, MAN, WAN, PAN e SAN), hoje vamos falar sobre VLANs (Virtual LANs – redes locais virtuais).


Leia mais AQUI


13-01-2014 13:01



Port Forwarding no router da MEO – Thomson TG787

Nos últimos tempos temos trazido até vocês um conjunto de artigos com o objectivo de tirar o melhor partido do router Thomson TG787, normalmente distribuído com o serviço MEO. Hoje, a pedido de alguns leitores, vou ensinar como configurar Port Forwarding de forma a que os serviços instalados numa máquina local estejam acessíveis a partir do exterior (ex. servidor Web, FTP, SSH, etc).


Leia mais AQUI


13-01-2014 13:00



Redes – Como adicionar imagens IOS e hypervisors ao GNS3?

O GNS3 é um simulador de redes (ou ambiente de simulação de redes) bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações. Essas configurações podem posteriormente ser importadas para um router de uma rede real. Como introdução ao GNS3, preparamos aqui um pequeno e simples exercício para ligar 2 PC’s. Hoje vamos ensinar como adicionar o IOS (sistema operativo da Cisco para equipamentos activos).


Leia mais AQUI


13-01-2014 13:00



GNS3 – Gostas de redes? Temos um exercício para fazeres

O GNS3 é um simulador de redes (ou ambiente de simulação de redes) bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações. Essas configurações podem posteriormente ser importadas para um router de uma rede real. Como introdução ao GNS3, hoje preparamos um pequeno e simples exercício para ligar 2 PC’s através de switch.


Leia mais AQUI


05-01-2014 22:55



GLPI – Gestão total do seu parque informático

Quando se é administrador de um parque informático de escala média/grande é importante possuir as melhores plataformas para gestão e registo de todos os equipamentos/recursos que fazem parte dessa rede. No mercado existem boas soluções proprietárias mas…no mundo open source há uma plataforma que tem toda as funcionalidades que qualquer administrador de redes precisas. Vamos conhecer o GLPI.


Leia mais AQUI


13-12-2013 16:59



TIPP – Registo de máquinas/IP’s numa só plataforma

Vejam no final do artigo como podem experimentar já esta plataforma
Como administrador de um parque informático de escala média, sempre tive a necessidade de ter algum tipo de solução que, de certa forma, me auxiliasse relativamente ao endereçamento usado em cada sistema. Para isso, e como solução simples e rápida, sempre usava um ficheiro .de texto onde guardada todos os IP’s dos equipamentos activos (switchs, routers, pontos de acesso, etc) e alguma descrição sobre o mesmo. Recentemente, para organizar todo essa informação descobri o TIPP.


Leia mais AQUI


13-12-2013 16:59



GNS3 v0.8.6 – O mundo real das redes no seu PC

Provavelmente o melhor simulador de redes
A área das redes informáticas é sem dúvida uma das área mais fascinantes no mundo da informática. Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para adquirir uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE) é importante que domine e saiba configurar um conjunto de equipamentos de rede. Já que nem todos têm disponibilidade financeira para adquirir routers, switchs, access points firewalls de topo, etc, nada melhor que usar um simulador para experimentar e criar cenários com este tipo de equipamentos. Nesta área, a melhor ferramenta é sem duvida o GNS3.


Leia mais AQUI


04-12-2013 15:40



NET.mede – A ferramenta da Anacom que testa a sua ligação

….em menos de 30 segundos
A Anacom, autoridade reguladora das comunicações postais e das comunicações electrónica disponibilizou esta segunda-feira um novo serviço que permite aos utilizadores medirem a velocidade de acesso à Internet. Esta ferramenta, à qual foi dado o nome de NET.mede foi concebida em parceria com a FCCN , que também disponibiliza a ferramenta Speemeter.


Leia mais AQUI


04-12-2013 15:33



A rede wireless do vizinho interfere com a minha?

Com a massificação da tecnologia associada às redes wireless, hoje em dia é normal, cada vez que ligamos um PC ou dispositivo móvel em casa, descobrimos que estamos “rodeados” de várias outras redes wireless. Tal situação leva muita das vezes ao congestionamento do canal de comunicação onde o nosso router está a disponibilizar, levando à degradação do sinal e até há existência de quebras do serviço. Como posso eu saber se a rede wireless do meu vizinho interfere com a minha?


Leia mais AQUI


30-10-2013 14:59



GPing – O Ping com interface gráfico

Um dos métodos que normalmente usamos para saber se uma máquina está “viva” na rede, é recorrer ao comando ping. Para quem não conhece, o comando ping é dos mais usados no mundo da redes, uma vez que permite testar a conectividade entre equipamentos, usando para isso o protocolo ICMP. Hoje vamos conhecer o GPing, uma aplicação gráfica que permite executar o comando ping.


Leia mais AQUI


31-07-2013 11:46



Saiba como funcionam os Hubs, Switchs e Routers

Uma rede de dados pode ser definida como um conjunto de equipamentos passivos e activos. Relativamente aos equipamentos activos, os Hubs, switchs e routers são importantes numa rede básica de dados e hoje deixamos uma breve explicação com vídeo sobre o modo de funcionamento destes equipamentos.


Leia mais AQUI


16-07-2013 12:11



10 dicas para proteger a sua rede Wireless

As massificação das redes wireless em ambientes domésticos e empresariais, veio oferecer novos serviços e também melhorar o conceito de mobilidade. Hoje em dia, os utilizadores têm a facilidade de ligar qualquer dispositivo à rede sem fios, sem a necessidade de cabos e configurações complexas. No entanto, sendo a nossa rede parte da nossa casa/escritório há também algumas medidas/regras básicas que os utilizadores devem em conta para ter uma rede segura. Hoje deixamos um conjunto de 10 dicas para ter uma rede wireless ainda mais segura.


Leia mais AQUI


28-06-2013 10:40



Cacti – Monitorização de redes informáticas

Como qualquer administrador de redes informáticas, considero que é essencial possuir uma plataforma que permita monitorizar todos os segmentos da rede. Essa monitorização é normalmente realizada nos equipamento activos da rede (ex. routers, switchs) através do protocolo SNMP. Depois de termos apresentado o MRTG (ver aqui), uma ferramenta de monitorização que permite gerar páginas HTML com gráficos relativos ao tráfego da rede, hoje vamos conhecer o Cacti.


Leia mais AQUI


20-06-2013 15:11



Seamless Wi-Fi – Interoperabilidade entre redes Wifi e móveis

Não estaremos na altura de ter Interoperabilidade entre redes Wifi e redes móveis?
O crescimento dos acessos a dados, suportados por redes móveis tem crescido e é previsível que essa dinâmica de crescimento ainda se acentue mais. Os dados indicam que o trafego de dados nas redes móveis registou um incremento de 70% em 2012, sendo esperado que aumente cerca de treze vezes de 2012-2017, segundo o estudo da Cisco, Cisco Visual Networking Index: Global Mobile Data Traffic Forecast Update, 2012–2017. A massificação duma variedade de dispositivos móveis, desde tablet’s a smartphone’s é um fator a ter em consideração nesta análise, mas será ainda de referir: crescimento das soluções M2M e a comodidade de utilização de soluções móveis em detrimento de soluções convencionais de acesso cablado (cobre e fibra ótica).


Leia mais AQUI


03-06-2013 17:11



Chegou o OpenWrt 12.09 – O seu router com poderes especiais

Com suporte para o Raspberry Pi...
Os routers wireless são, nos dias de hoje, equipamentos que estão presentes na maioria das habitações e edifícios. Como sabemos, um router wireless permite distribuir o sinal sem a necessidade de cabos, permitindo a mobilidade aos utilizadores numa área limitada. São várias as marcas, modelos, características, funcionalidades….e assim como outros sistemas operativos será possível mudar o “sistema operativo/firmware” do meu router e dotá-lo de novas funcionalidades? Carregadinho de novidades, vamos saber o que traz o novo OpenWrt 12.09 final (Attitude Adjustment).


Leia mais AQUI


02-05-2013 12:50



Asterisk Now 3.0 – Monte você mesmo uma Central Telefónica

Quando se fala em VoIP (Voz sobre IP) e soluções gratuitas, é quase inevitável não falar do popular Asterisk. Para quem não conhece, o Asterisk é um software de código aberto que permite “transformar” um simples computador num servidor de comunicações como se de uma central telefónica multi protocolo se tratasse. A Digium é a empresa que promove o Asterisk, mas actualmente é a comunidade de programadores que contribui fortemente para os avanços da aplicação.


Leia mais AQUI


22-03-2013 10:30



Quagga – Transforme o seu PC num Router

Recentemente um colega questionou-me se poderia transformar um simples PC num router, para integrar numa pequena rede da empresa. Na prática, os equipamentos de rede que conhecemos actualmente não são nada mais que potentes computadores, “embalados” numa caixa bonita, que correm um sistema operativo especifico e que auxiliam nas diversas decisões de uma rede de dados. Além disso, muitos equipamentos de rede correm versões personalizadas no Linux, oferecendo sempre a melhor performance estabilidade. Para quem pretender transformar o seu PC num router hoje damos a conhecer o Quagga.


Leia mais AQUI


06-03-2013 10:33



Tutorial: WoL usando o Zon Hub 2.0

Aprenda a configurar a BIOS do seu PC e o seu Zon Hub 2.0.
Já alguma vez teve a necessidade de aceder ao seu computador, quando se encontrava longe dele, pois precisava de um documento/ficheiro/informação que se esqueceu de copiar para a sua PEN-USB/cloud?…e por azar o seu computador lá de casa está desligado? Não entre em stress, pois hoje vamos ensinar como pode ligar remotamente o seu PC, recorrendo para isso a um mecanismo designado de WOL (“Wake On Lan”) ou RWU (“Remote Wake-Up”). Depois de termos ensinado aqui a realizar a configuração tendo um Thomson da Meo, hoje aprestamos os passos para configurarem o Zon Hub 2.0.


Leia mais AQUI


27-02-2013 14:25



Redes – Sabe o que é o modelo OSI?

Recentemente, durante uma conversa de amigos, alguém me questionava no âmbito das redes informática, porque se dizia que um determinado equipamento funciona numa determinada camada (layer) do modelo OSI. Nesse sentido, preparei um pequeno artigo (não muito técnico), que tenta explicar o modelo OSI.


Leia mais AQUI


18-02-2013 11:22



Wake on Lan – Acorde o seu PC remotamente via Android

Ontem lançamos aqui um tutorial que ensina a configurar todos os equipamentos intervenientes para conseguir acordar o seu PC, lá de casa, através da Internet. Ou seja, mesmo tendo o computador desligado é possível, remotamente, fazer com que o sistema se ligue como se o utilizador tivesse carregado no botão. No artigo de ontem indicamos uma aplicação para PC e uma página WEB que permite o envio do “magic packet”. Hoje deixamos uma sugestão para quem tiver um dispositivo Android. Vamos conhecer o WoL Wake on Lan WAN.


Leia mais AQUI


11-02-2013 12:18



WoL – Acorde o seu PC através da Internet

Aprenda a configurar a BIOS do seu PC e o seu router Thomson.
Já alguma vez teve a necessidade de aceder ao seu computador, quando se encontrava longe dele, pois precisava de um documento/ficheiro/informação que se esqueceu de copiar para a sua PEN-USB/cloud?…e por azar o seu computador lá de casa está desligado? Não entre em stress, pois hoje vamos ensinar como pode ligar remotamente o seu PC, recorrendo para isso a um mecanismo designado de WOL (“Wake On Lan”) ou RWU (“Remote Wake-Up”).


Leia mais AQUI


08-02-2013 15:56



Tutorial – Aceda remotamente à sua rede Meo de casa por VPN

…usando o seu router Thomson da Meo e uma máquina com Windows.
Nos dias de hoje são já poucas as habitações onde não existe instalado um acesso a Internet. Os pacotes de serviços disponíveis (como é o caso da MEO) oferecem TV + Internet e Telefone e ainda os equipamentos de comunicação que permitem ter uma rede local (Por wireless e wired) para ligação dos mais diversos equipamentos. E quando estamos ligados à rede do escritório/shopping/casa de um amigo, como podemos aceder aos nossos equipamentos/serviços que estão apenas na nossa rede lá de casa? Hoje vamos aprender como criar um servidor de VPN, baseado no Windows, para receber ligações remotas e permitir o acesso à nossa rede lá de casa a partir de qualquer ponto do mundo.


Leia mais AQUI


04-02-2013 11:10



Conversão de Binário, Octal e Hexadecimal para Decimal

Em tempos um leitor lançou-me o desafio para escrever uns artigos sobre os sistema de representação numérica (sistemas de numeração). Nos sistemas digitais/computação é frequente recorrer-se a diferentes sistemas de numeração para proceder à representação da informação digital. O sistema de numeração decimal (ou na base 10), que usa dez algarismos é sem duvida o sistema mais utilizado por seres humanos e o sistema binário é o mais frequente no mundo da computação, apenas são utilizados os valores 0 e 1 (pois facilita a representação de tensões), no entanto, existem outros como o sistema de numeração Octal, Hexadecimal, entre outros. Depois da apresentação dos sistemas de numeração Decimal, Binário, Octal e Hexadecimal, e de já termos ensinado a converter de Decimal para Binário, Octal e Hexadecimal hoje vamos aprender a fazer o inverso, ou seja, de Binário, Octal e Hexadecimal para Decimal.


Leia mais AQUI


29-01-2013 15:12



Vamos conhecer o RouterOS dos equipamentos Mikrotik

Ao longo de vários artigos temos abordado temas sobre as redes de dados (com e sem fios), protocolos de rede, tecnologias, apresentação de equipamentos activos e passivos de uma rede de dados, etc. No ultimo artigo desta categoria, apresentamos o Mikrotik RB2011 2HnD-IN (um Router, Switch, Wireless…num só equipamento) enviado pela Officelan que comercializa equipamentos da marca em Mikrotik em Portugal.


Leia mais AQUI


16-11-2012 15:06



Mikrotik RB2011 2HnD-IN – Router, Switch, Wireless…

…tudo num só equipamento.
A área do networking sempre teve um lugar especial no Pplware. Ao longo de vários artigos temos abordado temas sobre as redes de dados (com e sem fios), protocolos de rede, tecnologias, apresentação de equipamentos activos e passivos de uma rede de dados, etc.


Leia mais AQUI


29-10-2012 16:02



Não compre um router/firewalll….Use o pfSense

Como sabemos, o sistema operativo Linux é bastante flexível e permite implementar facilmente muitos serviços fundamentais numa rede de dados. De referir que muitos dos equipamento activos de rede que conhecemos têm dentro o sistema operativo Linux “embrulhado” numa caixa bonita.


Leia mais AQUI


17-10-2012 11:49



Meo – Um segundo router para gerir a ligação à Internet

O aparecimento de serviços de TV + Telefone + Internet, como é o caso Meo, vieram criar autênticas redes de dados na casas dos portugueses e hoje em dia servem de infraestrutura para os mais diversos serviços. No Pplware foram já muitos os artigos que escrevemos sobre o serviço Meo, em especial sobre o router Thomson onde ensinamos a protegerem-se dos vizinhos, a partilhar um Disco/Pen USB na rede, a configurar Port Forwarding, entre muitos outros assuntos (ver aqui).Leia mais AQUI


01-10-2012 14:09



Redes: Encaminhamento estático vs Encaminhamento dinâmico

O mundo das comunicações de dados está rodeado de muitas tecnologias e protocolos que dão suporte a toda a infraestrutura e que simplificam todo o processo de comunicação. Para um utilizador, por exemplo, a tarefa de enviar um e-mail é algo muito simples no entanto, a nível de infraestrutura, mais concretamente a nível dos routers/encaminhadores, é fundamental que que estes consigam encaminhar a informação de uma origem para o destino definido.


Leia mais AQUI


01-10-2012 14:09



Backtrack 5 R3 agora com suporte para Arduino

A melhor ferramenta para realização de testes de penetração e segurança a rede informáticas
Normalmente quase se fala na distribuição BackTrack, tende-se de imediato a associar ao Hacking e outras actividades informáticas menos decentes. Todos nós sabemos que a segurança em sistemas de informação é um ponto sensível e cada vez mais, um maior motivo de preocupação por parte dos utilizadores de qualquer tipo de rede, seja ela local ou Internet.


Leia mais AQUI


19-08-2012 16:45



Qual o endereço IP público e privado da minha máquina?

Uma das questões mais frequentes dos nossos leitores a nível da categoria de redes informática é saber como consultar a informação sobre o endereço IP da sua máquina. Como já referimos em outros artigos, uma máquina pode ter associado um endereço privado ou um endereço publico, sendo que para o acesso à Internet deverá aceder através de um endereço publico (estando este configurado na própria máquina ou saindo esta para a Internet através de um proxy ou recorrendo ao mecanismo de NAT). Hoje vamos ensinar como podem os utilizadores saber o endereço privado e publico associado a uma máquina.


Leia mais AQUI


27-06-2012 15:03



Como é que o meu MSN comunica com o teu?

Porque é que quando escrevo no meu MSN, a conversa vai parar à tua janela do MSN e não a outra?
Certamente já se questionaram como comunicam duas aplicações, como comunicam dois computadores e como comunicam duas aplicações entre dois computadores. Durante este fim de semana colocaram-me essa questão e deixo aqui um artigo para partilhar com vocês a resposta. A explicação não entrará em detalhes por forma a que todos entendam.


Leia mais AQUI


13-06-2012 11:39



Servidores WEB e o mito do porto 8080

Como é que um servidor WEB (HTTP) recebe e trata pedido simultâneos?
Pois bem, como prometido no artigo “Como é que o meu MSN comunica com o teu?”, aqui fica o artigo sobre sockets em servidores HTTP. Em termo de brincadeira às vezes costumo fazer a seguinte pergunta: “Como é que um servidor WEB/HTTP recebe um pedido?”


Leia mais AQUI


13-06-2012 11:38



Protocolo TCP vs Protocolo UDP

Certamente que já ouviram falar em serviços/aplicações que usam o protocolo TCP ou UDP. Os protocolos TCP e UDP pertencem à camada 4 do modelo OSI (camada de transporte) e em traços gerais, em conjunto com o porto/porta e IP da máquina, definem como uma determinada informação é transmitida na rede.


Leia mais AQUI


13-06-2012 11:38



Redes – Sabe o que são sockets de comunicação? (Parte I)

A interoperabilidade de sistemas é um requisito fundamental no mundo tecnológico!
Quem gosta de tecnologia, certamente já se questionou como determinados sistemas funcionam e comunicam. Hoje em dia, graças a adopção, como strandard, do protocolo IP, os dispositivos conseguem facilmente “comunicar” entre eles de uma forma totalmente transparente para o utilizador.


Leia mais AQUI


13-06-2012 10:56