Notícias > 10-2013

Pipelight – Rodando Silverlight em browsers nativos do Linux

Depois do sucesso em que um grupo de entusiastas conseguiram rodar o Netlix no Ubuntu através de customizações nas configurações do Wine, em que utiliza-se uma junção do Firefox para Windows junto com o Silverlight – programa responsável pela reprodução dos vídeos da empresa Netflix para a plataforma desktop –, um outro projeto surgiu e muito mais interessante. O projeto Pipelight propõe algo mais sério e mais interessante, a criação de uma biblioteca que proporciona rodar qualquer aplicação dependente do Silverlight. A grande procura e utilidade para esse projeto está na execução do Netflix diretamente nos browsers nativos para Linux. De acordo com o projeto, o Pipelight consiste de duas partes: uma biblioteca Linux que é carregada no navegador e um aplicativo (pluginloader.exe) do Windows iniciado pelo Wine. Esse plugin simula um navegador e carrega as DLLs do Silverlight. Quando você abre uma página com um aplicativo Silverlight, a biblioteca Linux enviará todos os comandos para o navegador, proporcionando o funcionamento direto nos navegadores nativos para Linux.


Leia mais AQUI


30-10-2013 15:09



Como medir o seu sinal Wireless

Uma das perguntas que me fazem com alguma frequência é: “Como faço para medir o sinal wireless lá em casa, do meu pc ao router?”, e na sequência desta pergunta vem sempre outra do tipo…”Olha…tenho o router na sala, será que apanho no quarto?… eu já testei mas dá-me sinal muito fraco“.


Leia mais AQUI


30-10-2013 14:59



A rede wireless do vizinho interfere com a minha?

Com a massificação da tecnologia associada às redes wireless, hoje em dia é normal, cada vez que ligamos um PC ou dispositivo móvel em casa, descobrimos que estamos “rodeados” de várias outras redes wireless. Tal situação leva muita das vezes ao congestionamento do canal de comunicação onde o nosso router está a disponibilizar, levando à degradação do sinal e até há existência de quebras do serviço. Como posso eu saber se a rede wireless do meu vizinho interfere com a minha?


Leia mais AQUI


30-10-2013 14:59



Emmabuntüs 2 – Uma distro Linux para iniciantes

Não se preocupe com drivers, codecs, configurações do teclado…este distro faz tudo isso
No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No Pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”. Hoje vamos conhecer a distribuição Linux Emmabuntüs…um distro muito bonita e indicada para quem se quer iniciar neste mundo do GNU/Linux.


Leia mais AQUI


30-10-2013 14:59



Pipelight – Using Silverlight in Linux browsers

Pipelight, which allows to run your favorite Silverlight application directly inside your Linux browser. The project combines the effort by Erich E. Hoover with a new browser plugin that embeds Silverlight directly in any Linux browser supporting the Netscape Plugin API. He worked on a set of Wine patches to get Playready DRM protected content working inside Wine and afterwards created an Ubuntu package called Netflix Desktop. This package allows one to use Silverlight inside a Windows version of Firefox, which works as a temporary solution but is not really user-friendly and moreover requires Wine to translate all API calls of the browser. To solve this problem we created Pipelight.


Leia mais AQUI


30-10-2013 14:58



Comandos Linux para Totós – Tutorial nº31

Aprenda a usar o editor de texto vi (Parte I)
Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para mais uma rubrica “Comandos Linux para Totós” de 2013, com o objectivo de chegarmos ao tutorial nº100! Para isso contamos também com a vossa ajuda, sendo que a partir de agora podem enviar as vossas dicas para que nós possamos publicar (ver no final do artigo) Preparados para mais um Comandos Linux para Totós ???….Lets go…!


Leia mais AQUI


25-10-2013 16:42



Dicas para aumentar a sua produtividade no Gnome Shell!

A primeira dica é instalar algumas extensões uteis. São elas; Alternate Tab Alternative Status Menu Applications Menu Dash to Dock NetSpeed System-monitor


Leia mais AQUI


25-10-2013 16:42



Ubuntu 13.10 Saucy Salamander – Desktop Perfeito (II)

Foi no passado dia 17/10 que chegou o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander. Esta nova versão traz algumas novidade e apresenta uma performance incrível. Todos sabemos que após a instalação de um sistema operativo é sempre necessário dar os retoques pessoais. Instalar as aplicações que necessitamos, actualizar o sistema, adicionar repositórios.. são acções bastante comuns quando acabamos de instalar uma distribuição Linux. Depois do Desktop Perfeito (I), hoje deixamos mais 5 dicas para o novíssimo Ubuntu 13.10 Saucy Salamander.


Leia mais AQUI


22-10-2013 14:38



Serviços Cloud – Haverá segurança na Cloud?

Actualmente as empresas com dados sensíveis, que possuem um repositório de informação crescente, a migração para a ‘nuvem’ tornou-se uma realidade e uma necessidade. Não há dúvidas, após estes anos de utilização e conhecimento, que a migração traz muitos benefícios, entre eles a redução de custos e de mão de obra qualificada. Há na “nuvem” quem faça o trabalho de sysadmin necessário para manter todos os dados, num único local e com muitas garantias técnicas. No entanto, temos que destacar uma vantagem considerada essencial neste tipo de serviços: a segurança em Cloud Computing.


Leia mais AQUI


22-10-2013 14:38



Ubuntu 13.10 Saucy Salamander – Desktop Perfeito (I)

Foi no passado dia 17/10 que chegou o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander. Esta nova versão traz algumas novidade e apresenta uma performance incrível. Todos sabemos que após a instalação de um sistema operativo é sempre necessário dar os retoques pessoais. Instalar as aplicações que necessitamos, actualizar o sistema, adicionar repositórios.. são acções bastante comuns quando acabamos de instalar uma distribuição Linux. Hoje deixamos 5 dicas para o novíssimo Ubuntu 13.10 Saucy Salamander.


Leia mais AQUI


22-10-2013 14:38



Dica: Como criar uma penUSB com o OS X Mavericks

A Apple está a poucos dias do lançamento do OS X Mavericks. A data de 22 de Outubro de 2013 será, muito provavelmente, a data de lançamento do novo sistema operativo da Apple. Como apresentamos aqui, há muitas e boas novidades nesta nova versão. Depois de conhecermos em mais detalhe o OS X Mavericks, testamos uma ferramenta que vem incluida no novo sistema operativo da Apple. A ferramenta de nome createinstallmedia foi inserida com o objectivo de permitir a criação simples de um disco de instalação. Hoje vamos mostrar como podem usar esta ferramenta.


Leia mais AQUI


22-10-2013 14:38



Vem aí o Ubuntu 14.04 Trusty Tahr

Mais performance, fiabilidade e mais segurança
Enquanto alguns utilizadores ainda se preparam para instalar o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander já se fala no novo Ubuntu 14.04 que terá o nome Trusty Tahr. Mais o vez o anuncio partiu de Mark Shuttleworth que colocou um post no seu site com o titulo Quantal, raring, saucy… Vamos conhecer os planos para esta nova versão.


Leia mais AQUI


22-10-2013 14:38



Transforme o seu PC num kiosk com o Windows 8.1

O Windows 8.1 está aí! Esta actualização ao Windows 8 trouxe algumas melhorias significativas e algumas novidades muito interessantes – ver aqui. O tutorial que apresentamos hoje (totalmente em PT) tem como principal objectivo transformar um PC, com o Windows 8.1, numa máquina com uma única aplicação única (ex. browser). Desta forma, podemos transformar um simples PC numa máquina de vendas, de informações, de acesso à Internet, num kiosk, etc.


Leia mais AQUI


18-10-2013 15:43



O que fazer depois de instalar o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander

Dicas de ajustes para a pós instalação do Ubuntu
O Ubuntu 13.10 Saucy Salamander foi lançado com boas novidades, especialmente em relação ao desempenho e agora vamos te mostrar algumas coisas que você precisa fazer para deixar o novo Ubuntu redondo para o seu uso.


Leia mais AQUI


18-10-2013 15:43



Microsoft lançou Remote Desktop para dispositivos móveis

A gestão de máquinas e servidores pode ser feita de muitas formas. Desde o acesso físico aos servidores ou com o recurso a ferramentas de gestão remota. No Windows a mais conhecida dessas ferramentas é o Remote Desktop, disponibilizado pela Microsoft para acesso aos seus sistemas operativos. Se o acesso até agora estava limitado ao Windows e ao OS X, a Microsoft inovou e apresentou as suas versões dos clientes de Remote Desktop para os SO’s móveis.


Leia mais AQUI


18-10-2013 15:43



Tutorial Raspberry Pi – Crie a sua própria Cloud

…com o ownCloud
O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas. No seguimento da nossa parceria com a INMotion e depois de termos apresentado uma lista de componentes essenciais e também opcionais, de termos ensinado a instalar o RaspbianOS no mini PC e também de termos realizado as primeiras configurações e muito mais (ver artigos no final), hoje vamos aprender como criar a nossa própria cloud com o ownCloud. A nossa NAS baseada no Raspberry Pi está quase pronta!


Leia mais AQUI


18-10-2013 15:43



Última hora – Chegou o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander

…em acualização
Tal como previsto pela Canonical, a versão final do Ubuntu 13.10 Saucy Salamander chegou! Ao longo dos últimos meses fomos acompanhando as principais novidades/alterações desta versão, que foram gradualmente apresentadas nas versões Alpha e Betas. Como sempre, são muitas as novidades incluídas nas novas versões Desktop e Server. Mas a Canonical vai também lançar hoje a primeira versão estável para smartphones!


Leia mais AQUI


18-10-2013 15:43



6 motivos para migrar pro Ubuntu 13.10

Veja os 6 principais motivos para migrar do Ubuntu 13.04 pro Ubuntu 13.10
A Canonical, empresa mantenedora do Ubuntu, focou na qualidade e estabilidade no sistema em vez de criar dramáticas mudanças. Isto significa as duas últimas versões não são muito diferentes visualmente.


Leia mais AQUI


15-10-2013 11:24



Simule o seu seguro automóvel

O seguro de responsabilidade civil contra terceiros é obrigatório para qualquer veículo que circule na via pública. Contudo, são cada vez mais as seguradoras que optam pela criação de pacotes que englobam alguns extras, como por exemplo, a assistência em viagem ou a quebra de vidros, sem esquecer que até já seguros dedicados às mulheres existem! No fundo, cada proprietário deverá subscrever o seguro que mais se adeqúe às suas exigências e às características da sua viatura. Actualmente a oferta é variada, basta perder uns minutos na Internet a fazer algumas simulações e no fim basta escolher a que melhor se adequa à sua carteira e às suas necessidades.


Leia mais AQUI


15-10-2013 11:24



Dax OS – Um Linux que corre em apenas 128 MB RAM

O Ubuntu é sem duvida uma das distribuições Linux mais populares do mundo. A sua versatilidade e simplicidade tem sido aproveitadas por outros projectos que usam o Ubuntu como base para criar distribuições personalizadas. A distribuição que vos apresentamos hoje chama-se Dax OS Desktop, é baseada no Ubuntu e é muito simples e intuitiva.


Leia mais AQUI


15-10-2013 11:24



6 mini distribuições Linux para o seu PC antigo

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”. Hoje deixamos aqui um mini TOP 6 das mais pequenas distribuições Linux que podem dar uma nova vida ao seu PC antigo.


Leia mais AQUI


15-10-2013 11:24



Transforma o seu CentOS num servidor de ficheiros - Parte 2

Pydio- Um fantástico servidor de ficheiros (Parte II)
As redes informáticas vieram facilitar o acesso e partilha de informação. Este semana recebemos um pedido por parte de um administrador de sistemas para lhe indicarmos um bom servidor de ficheiros. A ideia era ter um local único onde os vários funcionários da empresa pudessem aceder à informação interna da empresa, obter formulários, manuais e outros documentos. Depois de termos apresentado aqui o AjaXplorer (que recentemente mudou de nome para Pydio), hoje vamos aprender a instalar e configurar este serviço numa máquina com GNU/Linux.


Leia mais AQUI


11-10-2013 11:28



Chegou o Cinnamon 2.0 – Aprenda já a instalar

Conheça as muitas novidades do Cinnamon 2.0
O Cinnamon é um ambiente de trabalho (muito conhecido da distriuição Mint) que é bastante leve, com aparências do “antigo” Gnome2 e considerado como um pseudo fork do Gnome. Este projecto tem vindo a ganhar muitos adeptos devido à usabilidade e personalização que este oferece. A equipa responsável pelo projecto disponibilizou hoje o Cinnamon 2.0. Vamos conhecer as novidades.


Leia mais AQUI


11-10-2013 11:27



Transforme o seu CentOS num servidor Web (LAMP)

Todos nós sabemos que as distribuições Linux são extremamente potentes e flexíveis, e que a maioria dos servidores, espalhados pelo mundo, usam Linux para implementar os mais diversos serviços (ex. WWW, DNS, FTP, SSH, entre outros). Hoje, à semelhança do que temos feito para o Ubuntu, vamos ensinar como transformar o nosso CentOS num autêntico servidor Web com suporte para MySQL e PHP.


Leia mais AQUI


11-10-2013 11:27



AjaXplorer – Um fantástico servidor de ficheiros (Parte I)

Experimente já aqui (Projecto mudou muito recentemente para o nome Pydio)
As redes informáticas vieram facilitar o acesso e partilha de informação. Este semana recebemos um pedido por parte de um administrador de sistemas para lhe indicarmos um bom servidor de ficheiros. A ideia era ter um local único onde os vários funcionários da empresa pudessem aceder À informação interna da empresa, obter formulários, manuais e outros documentos. Uma solução muito interessante para servidor de ficheiros é o AjaXplorer.


Leia mais AQUI


11-10-2013 11:27